sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALGUMAS PEÇAS TEATRAIS

A mão estendida
por Bruno Soares

(Lucas 10.25.37) A cena se passa numa praça qualquer
MENINO..... Alguém pode me ajudar? Tô com fome. Fui abandonado pelos meus pais...Moço tem um trocado para me dar? Tio me paga um Lanche? Alguém me ajude... Minha barriga dói, sinto-me fraco, não aguento mais caminhar...Tia me dá um trocado? Eu tô com fome. Ai, quem me dera se eu tivesse um pedaço de pão para comer. (O menino dirige-se para o banco deita-se encolhido com a mão no estômago). Entra um alcoólatra com um maço de cigarro na mão. ALCOÓLATRA - (alegre) O dia tá bonito... O dia tá bonito... pra passear com todo mundo... com os amigos, com a família... com a mulher e os filhos... (emudece). Família... Cadê a minha família... meus amigos... todos me abandonaram... eu tentei... mas não consegui. Tudo por causa disso... (indignado). Desta maldita bebida, dessa droga de cigarro. Eu não aguento mais essa situação. Eu não aguento... quero ajuda, mas não consigo... não tenho forças. Que situação... (O alcóolatra dá um gole na garrafa e senta-se no canto do banco). Entra um viciado em drogas esfaqueado VICIADO - (cambaleando) Meu Deus me ajuda... Olha só o meu estado... Bem que minha mãe me disse. Meu filho não ande com essas companhias, eles não te edificam em nada... seus amigos estão na igreja meu filho... Não ande por este caminho... E o meu pastor? Quantos conselhos ele me dava e eu não quis dar ouvidos... As noites que ele deve ter passado, orando pela minha alma, e eu troquei os seus sábios conselhos pelas drogas. Agora estou morrendo... Estou morrendo... JESUS (OFF) - E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, e vendo-o, passou de longe (entra o sacerdote).
MENINO - Moço. O senhor poderia me dar uma ajuda?
SACERDOTE - Não posso...
MENINO - Estou com fome...
SACERDOTE - Não menino, eu não tenho tempo para te ajudar. (sai).
JESUS (OFF) - De igual modo também um levita, chegando a aquele lugar, e vendo-o passou de longe.
ALCOÓLATRA - (aproximando) Meu senhor... boa noite... com sua licença eu...
LEVITA - Desculpe, eu não...
ALCOÓLATRA - Por favor... só uma ajuda.
LEVITA - Não posso...
VICIADO - Me ajude pelo amor de Deus... Estou morrendo...
LEVITA - Já disse que não posso ajudar vocês, eu não tenho tempo. Me deixem em paz.
JESUS (OFF) - Mais um samaritano que ia de viagem...
SAMARITANO - (entra e vê a cena desdado e não acreditando no que está vendo. Passa por eles segundo até a frente. Olhando para o céu ele ajoelha-se e clama ao Senhor com grande tristeza.) SAMARITANO - Meu Deus, quanta miséria... quanta desgraça... até quando senhor? Até quando continuará esta situação? Pessoas se matando, a droga proliferando cada vez mais. Oh! Senhor quanta amargura está o meu coração... As nações vivem em guerra. Adultos e crianças morrem de fome do descaso... Pela ambição... É pai contra filho, filho contra pai... Até quando Senhor? Até quando? Os dias vão se passando e a iniquidade vai aumentando, esfriando cada vez mais o amor de muitos. Quando irá acabar a situação degradante... Quando...? Ajuda-nos meu Deus... Apressa-te em ajudar-nos...
JESUS (OFF) - Filho, levantai os vosso olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que a ceifa recebe galardão... A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai pois ao Senhor da seara que mande o ceifeiros para a sua seara. Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, mancos e cegos. Aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Eu sou o bom pastor... que crê em mim, ainda que esteja morto viverá,... Em verdade vos digo, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Não temas filho meu... segue-me tú... E apascenta as minhas ovelhas.
MÚSICA - (O samaritano dirige-se para o alcoólatra e abraça-o, com carinho ao viciado passa o bálsamo, a criação reparte um pedaço de pão. A medida que a música vai tocando, o samaritano põe o menino sobre os ombros depois o viciado ajudado pelo alcoólatra, os quatro caminham para a frente. A luz vai apagando junto com a finalização da música).


Coragem para servir
por Grupo de Teatro Atos

INTRODUÇÃO: "A vida de todo o cristão é como uma corrida onde temos o ponto de partida, quando aceitamos a Jesus, os obstáculos onde as vezes olhamos para trás e pensamos em desistir no meio do caminho e finalmente a grande chegada onde o prêmio são grandes bênçãos do SENHOR. Assim é a vida da nossa jovem Marina, será que ela conseguirá chegar até o final será que ela vai Ter "CORAGEM PARA SERVIR?"

Maria - Filha tá na hora de ir para escola! Anda você já tá atrasada. (é interrompida)
Marina - Já to indo. Tchau mãe!
Maria - Vai com Deus e cuidado
Marina sai apressada mas encontra Sara uma amiga da igreja que a muito tempo não via
Sara - E aí Marina!!
Marina - Sara!!! (espantada)
Sara - Em carne e osso.
Marina - Mas o que aconteceu?
Sara - Ah! Marina eu tô curtindo as maravilhas da vida, e você o que tá fazendo da sua "life".
Marina - Eu estou é trabalhando muito na obra do Senhor e... (é interrompida)
Sara - Ah!! já tinha me esquecido que você é crentinha. Meus pêsames cara amiga!
Marina - Mas Sara você foi criada na igreja.
Sara - Falou certo "fui" não sou mais, e vamos parar com esse papo de crente que não é comigo, tá afim de uma viagem alucinante??
Marina - Para onde??
Sara - Ah! Marina larga mão de ser "look" vai me dizer que você não sebe do que eu tô falando? De baseado, fumo, droga entendeu? DRO-GA!!
Marina - Mas Sara! o que aconteceu? Não acredito. Não, eu não preciso disso para ser feliz eu tenho Jesus.
Sara - Tá, tá, já vai começar tudo de novo? Pára com isso e pega logo vai experimenta. Você vai viajar
Marina - Não eu não quero. Sara - Só!! Marina - Sara quer ir comigo na igreja, sábado os jovens vão se reunir para discutir sobre um acampamento, você vai ser bem vinda lá.
Sara - É eu vou ver se minha agenda não estiver cheia...acho que vou sair com uns mané aí. Marina - Sara, agora eu tenho que ir porque eu já estou atrasada para minha aula de matemática
Sara - Falô Marina, eu bato um fio no seu barraco!
Uns amigos de Marina vem ao seu encontro.
Amigo 1 - Olha lá a crentinha.
Amigo 2 - O Marina porque que você esta andando devagar?
Amigo 3 - É porque a bíblia está pesada pessoal! E o pastor esta roubando muito dinheiro?? hahahaha
Marina - Pára gente, pára por favor. (Os "amigos" correm tirando sarros)
Marina volta em cena.
Marina - Ai, hoje eu não consegui prestar atenção na aula de matemática...
Beto - Marina!?
Marina - Oi Beto, tudo bem?
Beto - Tudo, eu quero te apresentar minha namorada Priscila
Marina - Oi!
Beto - Esta é minha amiga Marina.
Priscila - Oi, prazer em te conhecer.
Beto - Mas, Marina porque você esta triste...
Priscila - Ah!! Desculpa interromper mas é que eu estou atrasada para o pré-natal..... Ah! Amor depois você passa lá em casa para saber sobre o nosso filhinho.
Beto - Continuando Marina por que você está triste?
Marina - Sabe Beto, eu não agüento mais aqueles que dizem ser meus "amigos" e ficam tirando sarro de mim pôr eu ser evangélica.
Beto - É claro, Marina eu já te disse que esse negocio de ser crente não leva a nada, olha só pra mim! Corpo esbelto, todos me adoram. Engravidei aquela menina, e dai? Não foi a primeira e não será a última. Se eu fosse um de vocês crentes teria que casar ali na marra, e tem outra eu saio a hora que eu quero chego a hora que eu bem entender... e se meus pais falam alguma coisa eu meto a mão na cara... tão pensando o que. Quem manda lá em casa sou eu!
Marina - Mas, Beto não é assim que a bíblia nos ensina e...
Beto - Ih, Marina já vem com esse papo de crente. Tô caindo fora tchau!
Marina - Mas, Beto espere...
Beto - Tchau! Marina começa a chorar.
Marina - Mas Senhor o que está acontecendo, você se esqueceu de mim? Eu não sinto mais a sua presença tu estas longe, não consigo falar do teu amor para ninguém... (é entoado o hino Força pra viver aqui) forcas, eu preciso de forças pra viver, fala comigo Senhor, eu quero sentir o Senhor pertinho de mim, eu preciso ouvir a sua voz, fala comigo Senhor. Senhor -
Marina...
Marina - És tu Senhor?! (caindo ajoelhada)
Senhor - Marina...
Marina - Fala Senhor...
Senhor - Sempre estive ao seu lado e sempre estarei e ainda pensas em desistir?
Marina - Mas Senhor eu sou incapaz...
Senhor - Não digas "sou incapaz" porque eu te capacito, eu venci o mundo e tu vencerás também e verás a manifestação do meu poder.
Marina - A Senhor por isso que eu não desisto de Ti....
Sara entra gritando e chorando....
Sara - Marina, Marina olha isso, olha..... Marina lê.
Marina - Sara você está com o vírus HIV. Se abraçam e começa a chorar.
Sara - Marina o que eu faço, o que eu faço?
Marina - Eu conheço um medico que é o Medico dos médicos que é Jesus Cristo volta para Jesus. Sara - Me leva até Ele por favor.
Marina - Eu vou te levar até a casa do pastor e lá você vai encontrar a Jesus.
Sara - Vamos agora, vamos...
Narrador -.E Marina fica abalada com essa triste notícia. Mas ela confia num Deus que é o Deus do impossível que dá a ela a coragem para servir. Esse Deus que dá vista aos cegos, que faz paralíticos andarem e que com certeza fará este milagre na vida de sua amiga..... (Passa-se o tempo)
Marina - Senhor eu te agradeço pôr tudo o que fizeste em todo esse tempo pela vida do Beto que assumiu o seu compromisso com a Priscila e hoje eles fazem uma família feliz que te serve, te agradeço também pôr me libertar da minha timidez e ter me feito uma missionária, Senhor eu te agradeço também pela vida da Sara que largou das drogas e ...
Sara entra gritando e sorrindo.
Sara - Marina, Marina olha isso acabei de receber e quis que você fosse a primeira a saber. Marina - Sara você foi curada! Se abraçam e começam a glorificar a Deus.
Sara - Eu fui curada, eu fui curada.
As duas saem conversando....
Marina - Mas, me conta como foi isso?
Sara - Eu resolvi fazer outro exame...
Narrador - Marina confiou no Deus do impossível e teve muita, muita "Coragem para servir".

Ao fim todo grupo canta o hino " Sem Limites" de Aline Barros.

Um comentário:

  1. oi!!!!
    muito boa essas peças!!!!
    irei apresentá lá, vai ficar show!!!
    Que Deus te abençoe!!!!
    Abraço

    ResponderExcluir